Prova Social: 4 Modelos para utilizar no Meta Ads

Um dos tipos de anúncios com maior ROI em qualquer negócio.

Bom dia, pessoal!

Mais uma semana começando, espero que você esteja bem acomadado no escritório, com o seu café já do lado, pronto para encarar essa segundona!

Fim do Carnaval, entramos totalmente no mês de março. Ele é o primeiro mês do ano com ação promocional “no calendario”:

  • Quem está rodando campanhas de Semana/Dia do Consumidor?

As campanhas de P-MAX das grandes marcas já estão a todo vapor.

Ação promocional cada vez mais forte, principalmente no varejo online.

Por isso, o tema da semana não poderia ser outro: Anúncios de Prova Social.

Um princípio clássico da psicologia das vendas: as pessoas confiam muito mais no que os outros dizem sobre você do que no que você fala sobre si mesmo.

Hoje, vou te mostrar 4 formatos poderosos de anúncios de prova social no Meta Ads para aumentar suas conversões. 🚀👇

🔥 1. Prints de Avaliações e Comentários

A base do criativo sendo depoimentos reais do seu produto.

Eles falam a “linguagem” do consumidor.

Uma coisa é a Volkswagen explicando institucionalmente o novo motor do Polo 2025, outra é seu Tio Roberto que é entusiasta de carro e sempre te aconselhou nas compras de veiculo.

Qual você iria acreditar mais? Exatamente.

✅ Como aplicar:

  • Pegue prints de avaliações no site, WhatsApp ou Instagram.

  • Faça um post estatico, carrossel ou um vídeo mostrando esses comentários.

  • Melhor ainda: Junte provas sociais de diferentes clientes para reforçar a credibilidade → Os famosos “Mashups”, que estão muito em alta.

🎥 2. Anúncio Estilo “Minha DM Explodiu”

As pessoas adoram estar por dentro do que está sendo mais comentado.

Afinal, redes sociais giram em torno disso. Quando você passa algumas horas longe da plataforma, logo sente que perdeu algo importante.

Marcas inteligentes estão aproveitando esse comportamento ao explorar o formato de "Perguntas e Respostas" nos stories de influenciadores e clientes.

Com uma dinâmica de discussão comunitária, esse formato já traz naturalmente a estética de um “trending topic”, despertando ainda mais engajamento e curiosidade.

✅ Como aplicar:

  • Use um vídeo no estilo selfie, começando com "Minha DM explodiu depois que eu postei isso..." 📩

  • Depois, mostre comentários e perguntas de seguidores impressionados com o produto.

  • Finalize com um call-to-action: “Se você também quer esse resultado, clique aqui e aproveite a oferta!”

🗣️ 3. Depoimentos em Vídeo (UGC Ads)

Vídeos de depoimentos são uma das estratégias mais eficazes para gerar credibilidade e conexão emocional.

Programas clássicos da TV brasileira sempre souberam explorar esse recurso.

No “Arquivo Confidencial” do Faustão, quanto mais vídeos de parentes apareciam para homenagear Tony Ramos, mais tínhamos certeza de que ele era muito amado.

Com as marcas, a lógica é a mesma.

Um ótimo exemplo é a Sallve, que domina essa estratégia com maestria.

Tanto influenciadoras quanto clientes compartilham vídeos de depoimentos espontâneos – e o detalhe mais poderoso: essas publicações vêm de outros perfis, não da própria marca.

Ou seja, são percepções genuínas, tornando o conteúdo ainda mais autêntico e impactante.

✅ Como aplicar:

  • Peça para clientes gravarem pequenos depoimentos reais.

  • O vídeo pode ser no formato “antes e depois”, “testando o produto” ou “unboxing”.

  • O importante é parecer natural e espontâneo – evite roteiros forçados.

💬 4. Conversa no WhatsApp ou DM

Prints e gravações de conversa se tornaram uma nova linguagem universal.

Esse formato é amplamente utilizado em grupos familiares, memes e até mesmo em denúncias políticas, sendo frequentemente explorado por programas como o Fantástico e o Jornal Nacional.

Por ser uma forma de comunicação com a qual todos estão familiarizados, os prints oferecem um meio autêntico e direto de consumir informações, transmitindo a realidade de maneira mais genuína e acessível.

✅ Como aplicar:

  • Use prints de conversas reais com clientes elogiando o produto.

  • Ou, edite um vídeo simulando uma troca de mensagens sobre o produto.

  • Pode usar a frase: “Olha o que minha cliente acabou de me falar!”

Se vocês ainda não estão aplicando esses quatro formatos, é possível que sua estratégia de anúncios esteja deixando dinheiro na mesa.

Teste diferentes imagens, conteúdos e narrativas dentro desse formato.

Ele precisa funcionar, porque sempre funcionou — está enraizado na psique humana.

Aqui na Café com Marketing, estamos reformulando nossos modelos de conteúdo.

A partir da próxima semana, teremos publicações duplas (ou até triplas 👀 ) com temas bem definidos.

E para isso, queremos saber sua opinião: conteúdos diretos como esse são mais úteis do que frameworks conceituais? Queremos ouvir vocês!

Além disso, estou considerando produzir um material sobre YouTube Ads.

Se houver bastante interesse, lanço na próxima semana. Caso contrário, ainda temos centenas de abordagens para explorar no Meta Ads.

Lembrando que quem desejar contribuir, basta responder a este e-mail. Ele vai direto para nossa lista e podemos conversar!

Agora, meu café está no fim e minha daily com o time está começando.

Bom trabalho, pessoal! 🚀